-
Arquitetos: stu.dere
- Área: 970 m²
- Ano: 2022
-
Fotografias:Ivo Tavares Studio
-
Fabricantes: AutoDesk, FLOS
Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto da Casa Ponte desenvolveu-se com o objetivo de integrar a casa na morfologia do terreno, com a sua configuração estreita e prolongada, que acabou por ditar a volumetria da habitação no mesmo sentido. Procurou-se beneficiar da paisagem mantendo-a numa cota elevada e tirou-se partido dos dois acessos ao terreno, criando uma espécie de ponte que o próprio edifício atravessa.
Uma grande cobertura em betão repousa sobre duas caixas de luz, materializadas por policarbonato, desenhando os contornos da casa e ao mesmo tempo dando a sensação de elemento suspenso. Com esta solução procurou-se dar uma resposta inteligente aos mandatos locais de coberturas inclinadas.
O exterior caracteriza-se por linhas planas e limpas, corporizadas com materiais como o betão combinado com ripado de alumínio e o policarbonato que permitem a sua utilização única, sem necessidade de camadas adjacentes. O contacto com o exterior foi orientado para o verde da floresta que se avista ao longe, com a privacidade garantida pela cota a que se encontra a habitação.
Em termos de vivências, as linhas orientadoras passaram por criar espaços que se conectassem de forma fluida e que se estendessem para o exterior, fundindo os espaços num só. Os dois volumes revestidos a policarbonato recebem os programas mais íntimos da habitação, proporcionando maior privacidade, enquanto os envidraçados acolhem as áreas sociais. Quanto às soluções do pavimento, optou-se por pavimento de madeira nas áreas privadas e microcimento nas áreas sociais, dando desta forma continuidade às lajetas de betão utilizadas no exterior.
A casa respira com as suas grandes janelas, captando a luz e comunicando diretamente com os jardins, dando a possibilidade de estar dentro sem perder a conexão sensorial e visual com o exterior. Os pés-direitos variáveis, proporcionados pela cobertura de quatro águas, foram explorados nas áreas sociais da casa, por forma a criar hierarquias e dinâmicas nas suas vivências, beneficiando ainda esta área de um grande óculo retangular na cobertura que permite a entrada de luz, potencializa a elegância do espaço criando a sensação de continuidade.